Pular para o conteúdo principal

Comunicação e religiãonão só na rima


 Isabela Gaspar

As estratégias para a aproximação com o fiel torna a Igreja Católica cada vez mais dependente da comunicação, principalmente para firmar e propagar o “Reino de Deus”, tendo como ícone e precursor Jesus Cristo.
            Ainda assim, nota-se durante a trajetória de comunicação e religião que tudo nem sempre foi como era esperado. Muitas vezes, a Igreja Católica possuía veículos de comunicação despreparados e precários.
            As informações produzidas pela Igreja vinham sempre acompanhadas da falta de recursos e investimentos no setor. O papa Paulo VI chegou a mencionar que os meios (de comunicação) da Igreja “incomunicavam”, falavam por si mesmos e não eram atualizados.
            Contudo, além dos problemas que existiam na comunicação religiosa, surgiram e ainda estão surgindo conceitos e proposições de evangelização por meio das novas mídias, o que transporta a um caminho de perspectivas para este cenário.
            Há o desafio da Igreja em evangelizar um mundo rico de potencialidades comunicativas, equilibrando o conhecimento milenar e os rituais tradicionais com as exigências da modernidade: simples e veloz.
            É neste espaço que se destaca a chamada PasCom (Pastoral da Comunicação), que desenvolve ações de comunicação para a Igreja Católica com a participação de jornalistas, relações públicas, publicitários e demais leigos interessados no assunto. Trabalho responsável e com a preocupação sempre de inovar, pois a religião não pode ficar para trás.
            Esta premissa leva a entender que as atividades de comunicação para a Igreja Católica tendem a trazer benefícios a este segmento e um avanço para inserir as ações das assessorias de comunicação prestando serviços à comunicação religiosa, o que talvez seja um futuro setor em expansão.
            Falando ainda em novas mídias, coloca-se a internet como forte aliada deste processo. Ela poderá trazer subsídios favoráveis para a promoção da imagem da Igreja perante as redes sociais existentes hoje: Facebook e Twitter, entre outras.
            O ideal é sempre inserir a instituição nestes meios, fazendo com que ela possua uma linguagem atualizada.
            Comunicar não é apenas realizar atividades que dizem respeito à comunicação, mas sim manter um controle e feedback de tudo que foi planejado e executado. Principalmente na Igreja Católica, detentora de rituais e práticas milenares que exigem entendimento e explicação correta dos fatos.
            Assim, a internet poderá incrementar e auxiliar na propagação das atividades comunicacionais realizadas na instituição, tornando-se um imprescindível instrumento de trabalho.
            Cabe à Igreja Católica manter, desta forma, uma “cabeça” moderna e atualizada nas tendências mundiais, prevalecendo sempre seus preceitos religiosos já existentes. Dessa forma as coisas terão mais valor, pois se une o que era antigo às coisas novas, agrega público de interesse e transmite uma imagem de organização.              
            Comunicação e religião andam juntas sim, não só na rima, mas principalmente no que tange à inovação das práticas comunicacionais. É importante e aumenta cada vez mais a credibilidade da instituição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da