domingo, 18 de dezembro de 2011

NATAL


Frei Ademir Sanquetti

            Para muitos, o Natal é um momento do ano em que as famílias se reúnem para se alegrar e agradecer a Deus por mais um ano que se passou.
            Para outros, Natal é um dia especial em que pessoas viajam para rever parentes e amigos, promover festas para crianças.É uma data desejada para se ganhar presentes.
            E Jesus? Nasceu em Belém da Judeia. Seu nascimento foi singular, simples e humilde. Em Belém nasceu, a parte humana, carne e ossos com as quais o verbo se cobriu para que pudéssemos ver a sua glória, Jo 1: 1-3.
            Natal é para os cristãos, celebrar a força criadora de Deus e a ação redentora e renovadora de Jesus Cristo. É Ele mesmo quem nos dá o Espírito (cf. João 20,22) e imprime em nós um jeito novo de caminhar conforme o projeto de Deus a serviço do Reino.

            Natal significa a ação divina de descer até a nossa humanidade para ser um de nós: Emanuel!
            Deus poderia continuar amando e cuidando do mundo sem se misturar com a humanidade,mas Ele preferiu amar ao extremo, sem medidas nem reservas, amar plenamente: veio ser um conosco, experimentar da nossa existência, da nossa fragilidade, da nossa condição humana.
            Natal é sacramento da encarnação divina, não é simplesmente uma festa de aniversário para comemorar um ano a mais do nascimento de Jesus. 
            Não existe Natal sem o compromisso de adorar o menino Jesus. Natal sem adoração ao Deus Trino e Uno não é Natal.
            Um dos maiores presentes que podemos dar a Cristo é a nossa vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional, Rm 12: 1.
            No Natal há uma evocação deste mistério, ser guiado por Deus que se fez menino e que se manifesta aos homens e mulheres da Terra.
            Abramos nossos tesouros, nossos corações e apresentemos ao Senhor Jesus nossas dádivas.
            É Natal! Jesus nasceu em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário