segunda-feira, 12 de março de 2012

Paróquia São Paulo Apóstolo realizou palestra sobre a situação da saúde no município.

Reportagem: Isabela  Gaspar 

Como uma das ações previstas para a Campanha da Fraternidade 2012, a equipe que coordena a CF na Paróquia São Paulo Apóstolo, realizou palestra com o Secretário da Saúde do município de Agudos, Altair Francisco da Silva.  O evento contou com a presença da população agudense, de membros da Paróquia Santo Antônio e também foi transmitido ao vivo pela rádio comunitária 87 FM.
             “É importante este espaço para mostrar quais são as ações da Prefeitura Municipal no Setor da Saúde. São números que mostramos e que pretendemos melhorar cada vez mais”, explica o secretário Altair.
            O secretário iniciou mostrando o que compõe a saúde no município: postos de saúde, serviços de atendimento, profissionais e equipes de colaboradores. Explicou também sobre a diferença entre os deveres do Município e do Estado com relação à saúde, ficando a cargo municipal o atendimento básico e preventivo.
            Ainda mostrou aos presentes sobre as campanhas e os projetos realizados em Agudos como: Saúde da Mulher, Programa para controlar a hipertensão, Saúde do Trabalhador, DST/AIDS, entre outros.
            “No ano de 2011, realizamos 36.799 atendimentos com clínico geral nos postos de saúde e atendemos 100.017 receitas médicas da população”, afirmou o secretário durante exposição sobre os principais serviços oferecidos em Agudos com relação à saúde.
Melhorias
            No ano de 2011, foram implantadas algumas melhorias no Setor da Saúde como: aumento do volume de compras com a redução de custos, controle de vetores, melhorias na farmácia do Posto de Saúde Central, distribuição de suplementos alimentares e equipamentos modernos para a fisioterapia. A previsão é que para 2012 os investimentos em melhorias no Setor da Saúde continuem com novas ações.
            O pároco Frei Ademir Sanquetti e a Equipe da CF propuseram para que a comunidade da Paróquia São Paulo Apóstolo auxilie em ações para agregar no Setor da Saúde de Agudos.
            Frei Ademir mencionou ainda a Pastoral da Saúde e os doentes assistidos por ela. A Pastoral fará um levantamento de como está o atendimento médico na cidade conversando com os doentes.
            Ainda mencionou sobre ações que todos podem fazer dentro de suas casas, como a doação de remédios que não foram utilizados. A Paróquia São Paulo Apóstolo iniciará campanha nos próximos dias em relação a este assunto.
            A noite terminou com agradecimentos e orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário