Pular para o conteúdo principal

Agudos realizará Festa de São Cristóvão no próximo domingo



A celebração em louvor ao santo protetor dos motoristas e agricultores contará com Missa, procissão, carreata, cavalgada e ações sociais



A Paróquia de São Paulo Apóstolo de Agudos realizará no próximo domingo (20), a celebração em louvor a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e agricultores. O evento, que tem a tradição de quase duas décadas, contará com Missa, procissão, carreata, cavalgada, e ações sociais.

O evento tem início às 9h no Cruzeiro da Vila Honorina, onde será celebrada Missa. Após, haverá procissão com carreata e cavalgada até a Paróquia São Paulo Apóstolo, para a bênção dos veículos e dos implementos agrícolas. Haverá também show de violeiros com apresentação dos locutores da rádio 87 FM, Tuta do Baio e Miguel Simões e sorteio de brindes. No local também haverá diversas atividades gratuitas, como: exame de glicemia, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, oficina de artes e recreação para crianças, massagem, orientação odontológica, orientação aos motoristas, algodão doce e pipoca.

A expectativa, segundo os organizadores, é a de que mais de 1000 veículos e quase 200 cavaleiros participem da festa neste ano. O evento faz parte da comemoração dos 116 anos de Agudos e tem organização da Paróquia de São Paulo Apóstolo em parceria com o SEST SENAT,  Prefeitura Municipal e Rádio Comunitária 87 FM. 
  

Conheça a história de São Cristóvão

São Cristóvão é alvo de muitas lendas. Uma delas diz que ele nasceu na Palestina, no século III. Filho do rei de Canaã recebeu o nome de Ofero e cresceu no meio pagão. Devido à sua vantajosa altura e força, entregou-se ao serviço militar e ao senhor que melhor o pagasse.

Certo dia apresentou-se um menino pedindo-lhe que o transportasse para a outra margem do rio. No começo, o menino pesava como uma palha nos seus ombros, mas à medida que ia avançando no rio o menino se tornava mais pesado e Ofero estranhou aquele peso, comentando com o menino: "Parece que estou carregando o mundo inteiro". Sorridente, o menino explicou: "Você está carregando muito mais que o mundo inteiro. Você está transportando o Senhor do Mundo".

Só então Ofero reconheceu o pequeno viajante: era Jesus, que o mandou cravar na terra o cajado no qual se apoiava. No dia seguinte, o cajado tinha se transformado numa palmeira. Desde aquele dia, mudou seu nome para Cristóvão, que em grego é Cristóforo e significa "aquele que carrega Cristo", o Porta-Cristo.

Depois disso continuou fazendo o mesmo serviço, de graça, porém sempre falando para as pessoas transportadas o nome de Jesus Cristo. Por esse motivo, São Cristóvão é representado com uma criança no colo. E a criança, o Menino Jesus, com uma bola na mão, que representa o mundo.

São Cristóvão é venerado em todo o mundo como protetor dos viajantes e motoristas.


Serviço



A Festa de São Cristóvão em Agudos será realizada no domingo (20), a partir das 9h com Missa no Cruzeiro da Vila Honorina, que fica próximo à Avenida Carvalho Pinto (entrada de Agudos). Informações pelo telefone (14)3262-1237.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da