segunda-feira, 13 de julho de 2015

117 anos de História



A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo. 

Os frades acreditam que  o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida.

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos.

Conheça a trajetória:


·         Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos.

·         Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo.

·         Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da Igreja e fixou o grande crucifixo no altar mor

·         Em 26/02/1978 tomou posse Frei Câncio Lino Berri

·         Em 12/03/1979, Frei Marino Prim iniciou a construção dos centros comunitários: São Francisco e Nossa Senhora Aparecida e reintroduziu os acólitos.

·         Em 16/02/1986, Frei Alido Rosa trabalhou com as pastorais da terra e da criança.

·         Em 18/02/1989, Frei José Bertoldi trouxe as Missões redentoristas, Cúria de Legionários Nossa Senhora da Misericórdia. Construiu a casa Paroquial e a secretaria.

·         Em 22/02/1994, Frei Luiz Flávio Adami Loureiro que rebaixou o teto do templo e trocou o piso

·         Em 25/01/1993, Frei Francisco Augusto Orth trabalhou  com os projetos da Diocese: PROCOMPAR e  PROCALI e realizou  as atividades dos 100 anos da Paróquia.

·         Em 03/01/2004, eu Frei Ademir Sanquetti. A OFS; O Clubinho São Francisco e a Juventude Franciscana, são frutos desta presença.

Cada um desses párocos sempre contaram com a presença dos freis do seminário, como vigários paroquiais, que além do serviço sacramental, prestaram um importante trabalho de formação de lideranças e de promoção social.

Nesta Paróquia, nós franciscanos encontramos um campo onde se pode viver e exercer a missão segundo o nosso carisma. E a igreja necessita e nos pede este serviço. É um modo de estarmos bem próximos ao povo e de realizarmos uma evangelização partilhada com os leigos. É um lugar, neste mundo de solidão e anonimato, para praticarmos a acolhida, a escuta e sermos companheiros de viagem de muita gente.

Nosso projeto é um projeto fraterno de vida e missão, abraçando cordialmente a igreja e seu plano de evangelização, mas com a nossa identidade.

Motivos para comemorarmos esta presença franciscana dentro da história de uma Paróquia que está completando 117 anos vivendo sempre em comunidade.
Parabéns a todos nós!
Abraços a todos,
Frei Ademir Sanquetti
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário