Pular para o conteúdo principal

Pároco e vigário são empossados na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

Texto: Isabela Gaspar 
Fotos: Jéssica Oliveira

Freis Carlos e Silvio recebem a chave do sacrário, durante
Missa de Posse na noite desta sexta-feira (22)
Foto: Jéssica Oliveira
Freis Silvio Trindade Werlingue e Carlos Pierezan prometem trabalhar em união com os irmãos agudenses

Na noite desta sexta-feira (22), foi realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Agudos, a Missa de Posse do novo pároco, Frei Silvio Trindade Werlingue e vigário, Frei Carlos Pierezan. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Caetano Ferrari e concelebrada pelos freis Silvio; Carlos; José Martins, da Paróquia Santo Antônio; Paulo César Magalhães Borges, do Seminário Santo Antônio e Santiago, da cidade de Avaí. Contou também com a presença do Diácono Marcos Arantes.

Logo no início da celebração, o Diácono realizou a leitura da Provisão, que nomeia e constitui pároco e vigário. A provisão é assinada por Dom Caetano Ferrari e pelo Chanceler Diocesano, Pe. Adnam Ronieri da Silva, concedendo a pároco e vigário a permissão para realizar Missas, atender confissões e realizar todo o trabalho pastoral ao qual são confiados. Pároco e vigário também fizeram um juramento e declararam fidelidade à Igreja.

Após este momento, durante a celebração da santa Missa, o Bispo Diocesano e os paroquianos entregaram alguns símbolos aos novos pároco e vigário, como o Missal, representando a palavra de Deus; chave do sacrário, para a celebração da Eucaristia; pasta com informações sobre os seis setores que compõem a Paróquia; água batismal e uma estola roxa.

Durante sua homilia, Dom Caetano Ferrari disse aos presentes que ser pároco e vigário é missão que está no campo da santificação. “Eles são os responsáveis para que tudo seja feito conforme os ensinamentos da Igreja”, disse.

Somar forças!

Ao final da Missa de Posse, o vigário, Frei Carlos, agradeceu a todos os presentes pela alegria de poder trabalhar em uma Paróquia na cidade de Agudos. “Deus realizou o meu propósito de estar aqui em Agudos, cidade que tanto gosto”, comentou.

Já o novo pároco, Frei Silvio, fez questão de ressaltar o sentimento de gratidão em poder servir como padre o povo agudense que, segundo ele, é alegre, hospitaleiro e cristão. “Vim somar forças com os irmãos e irmãs desta paróquia”, completou.

O pároco ainda contou com homenagens. 14 paroquianos da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, de Sorocaba (SP), sua antiga Paróquia, vieram até Agudos e deixaram uma mensagem de otimismo e agradecimento a ele.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da