Pular para o conteúdo principal

Corpus Christi: Fé, união e solidariedade

Paróquia de Agudos já conta os dias para enfeitar as ruas da cidade
Por Daniela Gaspar

Católicos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos já dão inicio aos trabalhos para enfeitar as ruas da cidade em comemoração a Corpus Christi, festa do Corpo e Sangue de Cristo, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 26, com missa e procissão.

Corpus Christi é tradição no mundo todo e na cidade de Agudos, interior de São Paulo não é diferente, todos os anos a Paróquia une forças com todos os fiéis para realizar o trabalho que é visto nas ruas.

Simone Guilhem Tolosa De Bortolli é uma das organizadoras da festa e conta que todos os seis setores que compõem a paróquia ajudam no enfeite das ruas centrais para passagem de Jesus Eucarístico.

Os materiais necessários para confecção dos tapetes já estão separados, De Bortolli diz que todos se empenham para que esta festa seja grandiosa. “Os tapetes são montados com os materiais que cada setor determina e consegue, são usados TNT, tampinhas, pouca serragem, areia, pó de café, papéis variados, materiais recicláveis, enfim cada setor coloca sua criatividade para funcionar e o resultado é gratificante. Tudo fica muito bonito e é feito com muito amor.”

Frei Silvio Trindade Werlingue, pároco da Paróquia, conta que as expectativas para festa este ano são as melhores possíveis. “Todos os católicos estão envolvidos na preparação desta celebração. É um momento forte de celebração da fé e também da unidade da Paróquia.”


Thamires Tolosa De Bortolli, 24, é paroquiana e ajuda na montagem dos tapetes desde seus nove anos de idade. “É maravilhoso poder realizar este trabalho e ajudar a formar o caminho por onde Jesus irá passar durante a procissão, é  uma forma de tentar agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele nos concede.” afirma.

Todos os anos a Paróquia realiza um gesto concreto para auxiliar as pessoas que estejam passando por alguma necessidade. Neste ano, a arrecadação é de fraldas geriátricas que serão recebidas e entregues aos doentes que já estão sendo assistidos pela Pastoral Paroquial da Solidariedade. A doação pode ser entregue na Secretaria Paroquial, das 9h às 11h e das 13h às 17h.


Mais de 30 anos de tradição

Lourdes Clementina Placca Gaspar, 76, trabalha há mais de quarenta anos na Paróquia e já ajudou ativamente na festa de Corpus Christi. “Por volta dos anos 80 eu e alguns outros membros da Igreja fomos para Matão-SP, onde nos ensinaram como tingir bagaço de cana para enfeitar as ruas. Antigamente não tínhamos muitos recursos como temos hoje, nós tínhamos o bagaço da cana, os corantes e as flores. O serviço era pesado, a cana vinha de Lençóis Paulista-SP, nós tínhamos que lavar esperar secar e tingir todo o material de maneira manual.” relata.

As ruas nessa época eram enfeitadas inteiras, diferente do que vemos hoje em dia, apenas o tapete no centro de cada quadra. Os paroquianos trabalhavam durante toda a madrugada. “Nós tínhamos muito serviço a fazer, começamos a noite e passávamos a madrugada toda produzindo os materiais e enfeitando as ruas. O corante era caro e contávamos com ajuda de toda comunidade para poder comprar os materiais. Eu já tinha duas filhas na época e elas já me acompanhavam. Não era fácil, mas o trabalho sempre foi muito gratificante.” conta Gaspar, emocionada.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma tradicional festa da Igreja Católica de todo o mundo. Esta celebração sempre se dá em uma quinta-feira, em memória da celebração de Quinta-feira Santa. 

A missa de Quinta-feira Santa é conhecida pela missa a qual foi instituída a Eucaristia para os fiéis Católicos. A festa é de extrema importância, além de ser o único dia do ano que Jesus Eucarístico sai das Igrejas e caminha pelas ruas da cidade.

É momento de muita oração e agradecimento, pois a Eucaristia é considerada o centro da vida Cristã, sendo ela todo tesouro e Cristo vivo para os Católicos.

Serviço


A missa solene de Corpus Christi será realizada na quinta-feira (26), às 16h, na Praça Tiradentes e logo após procissão até a Igreja Matriz, com bênção do Santíssimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da