Pular para o conteúdo principal

RESUSCITOU, ALELUIA

São João afirma: “O que vimos, ouvimos e as nossas mãos apalparam isto atestamos” (1 Jo 1,1-2). O ressuscitado aparece a Madalena (Jo 20,19-23),  aos discípulos de Emaus (Lc 24, 13-25), aos Apóstolos no Cenáculo, (Jo 20,19-23), no lago de Genezaré (Jo 21,1-24), na Galiléia (Mt 28,16).
Segundo São Paulo Apóstolo, “apareceu a mais de 500 pessoas” (1 Cor 15,6) e a Tiago (1 Cor 15,7). Paulo disse: “Porque antes de tudo, ensinei-vos o que eu mesmo tinha aprendido que Cristo morreu pelos nossos pecados [...] e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e foi visto por Cefas, e depois pelos Onze; depois foi visto por mais de quinhentos irmãos duma só vez, dos quais a maioria vive ainda hoje e alguns já adormeceram; depois foi visto por Tiago e, em seguida, por todos os Apóstolos; e, por último, depois de todos foi também visto por mim como por um aborto” (1 Cor 15, 3-8).  
Segundo São Pedro: “Deus ressuscitou esse Jesus, e disto  nós todos somos testemunhas” (At 2, 32). Diz São Pedro no dia de Pentecostes: “Saiba com certeza toda a Casa de Israel: Deus o constituiu Senhor (Kýrios) e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes” (At 2, 36). “Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos”.( Rm 14, 9).
No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17s).

Estes são argumentos suficientes para dissolver qualquer teoria que quisesse negar a ressurreição corporal de Cristo. Esta fé não surgiu “mais tarde”, como querem alguns, na história das primeiras comunidades cristãs, mas é o resultado da missão de Cristo acompanhada dia a dia pelos Apóstolos.
Jesus morreu na cruz de verdade. Os Apóstolos só podiam acreditar na ressurreição de Jesus pela evidência dos fatos, pois não estavam predispostos a admiti-la; ao contrário, haviam perdido todo ânimo quando viram o Mestre preso e condenado. Também para eles a ressurreição foi uma escândalo, pois seu Mestre foi preso e aparentemente fracassado e fugiram para não ser presos eles mesmos (Cf. Mt 26, 31s).Pedro renegou o Senhor (cf. Mt 26, 33-35).
O conceito de um Deus morto e ressuscitado na carne humana era totalmente alheio à mentalidade dos judeus.  Os vinte longos séculos do Cristianismo, repletos de êxito e de glória, foram baseados na verdade da ressurreição de Jesus.

Semana Santa

Na Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém - o domingo de Ramos -  com as Palmas celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor.
Na Quinta-feira Santa celebramos a Ceia do Senhor.
A Sexta-feira Santa apresenta a morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança.
O sábado Santo celebra a grande vigília. "Segundo uma antiquíssima tradição, esta é a noite de vigília em honra do Senhor (Ex 12, 42).      
O Domingo de Páscoa é o dia da Ressurreição do Senhor.

Feliz Páscoa a todos!
Abraços,
Frei Ademir Sanquetti,
Pároco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O even...

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de ...

Festa de São Cristóvão encerra as comemorações de 124 anos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

  Festividade teve início na última sexta-feira (22) com o Arraiá Resgatando Tradições Por Isabela Gaspar/PasCom A 23ª edição da Festa de São Cristóvão encerrou, neste domingo (24), as festividades em comemoração ao aniversário da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos, que completou 124 anos de existência no dia 03 de julho. Centenas de fiéis acompanharam a Missa, realizada ao lado da Comunidade São Francisco de Assis, celebrada pelo pároco Frei Silvio Trindade Werlingue, concelebrada por Frei Ademir Sanquetti e com a participação do Diácono Marcos Alberto Arantes. Após a Missa, todos os presentes participaram de carreata e cavalgada até a Matriz São Paulo Apóstolo para bênção dos meios de transporte, show, praça de alimentação e almoço. Foram mais de 500 meios de transporte abençoados.   Resgatando tradições As festividades tiveram início na última sexta-feira (22) com o Arraiá da Paróquia que, depois de alguns anos, retomou seu antigo escopo de quermesse de ...