Pular para o conteúdo principal

Quarta-feira de cinzas e quaresma



Queridos paroquianos,

Sejam bem-vindos ao mês de Março! Preparemo-nos para viver o tempo da quaresma!
Gostaria de refletir um pouco com vocês sobre este tema.
Quarta-feira de cinzas e a Quaresma
O Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
O tempo da Quaresma decorre desde a quarta-feira de cinzas até a missa vespertina da quinta-feira santa, inclusive, com que se inaugura o Tríduo Pascal.
O emérito Papa Bento XVI, na Audiência Geral de Catequese, em 22 de Fevereiro de 2012, sobre o significado litúrgico dos "quarenta dias da Quaresma" assim definiu: “Trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às suas promessas.” 
Todos os fiéis, cada qual a seu modo, têm a obrigação de fazer penitência. Prescreve-se, neste contexto disciplinar, que nos dias de penitência é preciso se dedicar à oração, exercitar obras de piedade e de caridade, abnegar a si mesmo, cumprir mais fielmente as próprias obrigações e, sobretudo observar o jejum e a abstinência.
A quarta-feira de cinzas  é o primeiro dia da Quaresma. As cinzas que recebemos neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
As cinzas utilizadas neste ritual são fruto da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta.
De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
A quarta-feira de cinzas ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.
 Na quarta feira de cinzas e nas sextas- feiras da quaresma, a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que nos tornemos parte do sacrifício de Jesus.
Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Abraços a todos,
Frei Ademir Sanquetti
Pároco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O even...

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de ...

Festa de São Cristóvão encerra as comemorações de 124 anos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

  Festividade teve início na última sexta-feira (22) com o Arraiá Resgatando Tradições Por Isabela Gaspar/PasCom A 23ª edição da Festa de São Cristóvão encerrou, neste domingo (24), as festividades em comemoração ao aniversário da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos, que completou 124 anos de existência no dia 03 de julho. Centenas de fiéis acompanharam a Missa, realizada ao lado da Comunidade São Francisco de Assis, celebrada pelo pároco Frei Silvio Trindade Werlingue, concelebrada por Frei Ademir Sanquetti e com a participação do Diácono Marcos Alberto Arantes. Após a Missa, todos os presentes participaram de carreata e cavalgada até a Matriz São Paulo Apóstolo para bênção dos meios de transporte, show, praça de alimentação e almoço. Foram mais de 500 meios de transporte abençoados.   Resgatando tradições As festividades tiveram início na última sexta-feira (22) com o Arraiá da Paróquia que, depois de alguns anos, retomou seu antigo escopo de quermesse de ...