Pular para o conteúdo principal

Quarta-feira de cinzas e quaresma



Queridos paroquianos,

Sejam bem-vindos ao mês de Março! Preparemo-nos para viver o tempo da quaresma!
Gostaria de refletir um pouco com vocês sobre este tema.
Quarta-feira de cinzas e a Quaresma
O Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
O tempo da Quaresma decorre desde a quarta-feira de cinzas até a missa vespertina da quinta-feira santa, inclusive, com que se inaugura o Tríduo Pascal.
O emérito Papa Bento XVI, na Audiência Geral de Catequese, em 22 de Fevereiro de 2012, sobre o significado litúrgico dos "quarenta dias da Quaresma" assim definiu: “Trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às suas promessas.” 
Todos os fiéis, cada qual a seu modo, têm a obrigação de fazer penitência. Prescreve-se, neste contexto disciplinar, que nos dias de penitência é preciso se dedicar à oração, exercitar obras de piedade e de caridade, abnegar a si mesmo, cumprir mais fielmente as próprias obrigações e, sobretudo observar o jejum e a abstinência.
A quarta-feira de cinzas  é o primeiro dia da Quaresma. As cinzas que recebemos neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
As cinzas utilizadas neste ritual são fruto da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta.
De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
A quarta-feira de cinzas ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.
 Na quarta feira de cinzas e nas sextas- feiras da quaresma, a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que nos tornemos parte do sacrifício de Jesus.
Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Abraços a todos,
Frei Ademir Sanquetti
Pároco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O even...

Programação da Semana Santa 2022 na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

Comunidade se prepara para celebrar a maior semana da Igreja Católica, que vai de 10 a 17 de abril Por Larissa Silva/ PasCom A Paróquia São Paulo Apóstolo realizará celebrações na Semana Santa em Agudos, que se iniciam no próximo domingo (10) com a Missa e procissão de domingo de Ramos, que serão celebradas nas comunidades: São Francisco, Nossa Senhora das Graças e Matriz. As atividades seguem durante a semana, até o Domingo de Páscoa (17). Na segunda – feira Santa (11), os paroquianos se reúnem na Matriz para a Celebração de Nossa senhora das Dores, às 19h. Na terça-feira Santa (12) é a vez da procissão do encontro, reunindo os homens na comunidade São Francisco de Assis e as mulheres na Nossa Senhora das Graças, às 19h. A procissão seguirá do Jardim Cruzeiro até a Paróquia São Paulo Apóstolo, local que ocorrerá Missa. A Quarta-feira Santa (13)  conta com Via-sacra e celebração da palavra às 19h na Matriz. Já na Quinta-feira Santa (14), início do tríduo pascal, haverá a tradiciona...

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de ...