segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Franciscanos sem encontram com o representante de São Francisco de Assis em Agudos

São Paulo (SP) - O 120º sucessor de São Francisco de Assis e atual Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, o norte-americano Frei Michael Perry , visitará os frades da Província da Imaculada Conceição, de 23 a 25 de setembro, quando acontecerá o Capítulo das Esteiras, um momento celebrativo que vai reunir cerca de 270 frades no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, a 400 quilômetros da capital paulista.

Frei Michel Perry chega na terça-feira (23) à noite e terá o primeiro encontro com os frades na quarta-feira, às 9h15. O norte-americano foi eleito em 22 de maio do ano passado e faz a sua primeira visita fraterna aos frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil. No mundo, ele representa cerca de 14.800 frades menores.

O Capítulo será aberto na terça-feira, dia 23, com a Missa solene às 8h30. Nos institutos religiosos, o “Capítulo” é a assembleia dos membros da comunidade, convocada para tratar as questões que interessam à forma de vida por eles professada. No caso, chama-se de "Esteiras" porque remete aos primeiros encontros dos discípulos de São Francisco na cidade de Assis. Sem alojamentos, bastava uma esteira.

"A ideia é oferecer aos irmãos um espaço livre e aberto para partilharmos nossos sonhos, intuições e preocupações para a vivência encarnada de nosso carisma nos dias de hoje. Sendo assim, em cada dia do Capítulo das Esteiras, vamos nos debruçar com atenção e ternura sobre termos do trinômio “fraternidade, minoridade e atualidade”, tudo perpassado por um intenso espírito de gratidão a Deus. Além dos momentos celebrativos, a alegria pelo reencontro será manifestada nos momentos recreativos e de convivência fraterna", explica o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

Além do encontro com o Ministro Geral, os frades refletirão sobre o tema "Irmãos Menores em nossos dias". O Capítulo será também um momento de apreciar a beleza da arte musical na apresentação dos Canarinhos de Petrópolis, na quarta-feira, às 20h30.

O Capítulo terminará com a Missa que vai celebrar dos Jubileus da Província (frades que comemoram 25, 50 ou mais anos de vida sacerdotal e franciscana), presidida pelo Ministro Geral, Frei Michael Perry, no dia 25, às 16h30.

Informações:
Setor  de Comunicação da Província da Imaculada Conceição do Brasil
Moacir Beggo – Mtb 14.888

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário