Pular para o conteúdo principal

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar

Foto: Daniela Gaspar
A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo

O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia.

A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica praticante ela nos procurou e pediu que enviássemos um texto à Câmara Municipal explanando um pouco da história da Paróquia São Paulo Apóstolo e sua contribuição na história do povo agudense”, comenta o pároco Frei Silvio Trindade Werlingue.

Werlingue ressalta que a conquista do feriado é motivo de união entre os agudenses. “Que este reconhecimento público da importância da religiosidade na história do município de Agudos, nos motive católicos e evangélicos a caminhar sempre juntos, unidos a caminho do diálogo e da comunhão”, diz

A Paróquia agora mobiliza ações para a festa da Conversão de São Paulo Apóstolo com uma grande celebração solene no mês de janeiro.


Texto enviado à câmara

A história do município de Agudos está entrelaçada com a Igreja Católica desde a época de sua fundação. Como é do conhecimento dos agudenses, a freguesia de São Paulo dos Agudos surgiu nas terras doadas por Faustino Ribeiro (33 hectares e 88 acres) ao padroeiro São Paulo Apóstolo, conforme pode ser lido no ofício datado de 21 de maio de 1898, quando o próprio doador formalizou o pedido para a criação da Paróquia.

Sabe-se que nessa ocasião (depois do ano de 1862), já havia sido construída uma primeira Capela consagrada ao Apóstolo Paulo, onde, hoje, se situa o coreto na “Praça da Matriz”. Presume-se que a capela tenha sido consagrada num dia 25 de janeiro (Festa da Conversão de São Paulo). Naquela época, era costume inaugurar um templo no dia da Festa do Padroeiro.

Não há dúvidas de que a data de 25 de janeiro (Festa da Conversão de São Paulo) está radicada umbilicalmente no processo histórico da cidade de Agudos. Por isso, não pode ser preterida. Faz-se necessário um resgate da história da cidade e do povo agudense que, já nas suas raízes, se demonstrava profundamente religioso. Este dia deve ser lembrado e celebrado solenemente, a cada ano, como memorial da história e da religiosidade do povo agudense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da