Pular para o conteúdo principal

Viralizando a evangelização

 

Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos já soma mais de 50 mil visualizações em vídeos nas redes sociais digitais Instagram e TikTok


Por Isabela Gaspar/ PasCom


Evangelizar por meio de novas mídias nunca foi tão levado a sério como agora para a Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos que, com a proposta, já soma mais de 50 mil visualizações de vídeos no Instagram e TikTok.


A ideia, conforme difundida pela Pastoral da Comunicação, é mostrar as atividades da Paróquia para o maior número de pessoas e fazer também com que todas as pastorais e movimentos se integrem produzindo conteúdos, como já é o caso das atividades dos grupos de jovens já postadas nas plataformas. 


A equipe não imaginava a repercussão positiva das publicações. “Na última semana, fizemos um vídeo sobre o Dia de Nossa Senhora Aparecida e 24 horas depois já somava mais de 700 curtidas e 12 mil visualizações no TikTok”, comenta a equipe da PasCom.


O Pároco, Frei Silvio T. Werlingue, afirma a importância dessa repercussão e enxerga como positivo o uso dos meios de comunicação para a evangelização. “A Igreja, com o Concílio Ecumênico Vaticano II, por meio do decreto ‘Inter mirifica’, manifestou a sua convicção sobre a importância do uso dos meios de comunicação social e das tecnologias a serviço da evangelização. Abrindo o documento, afirma o decreto que, dentre as maravilhas do gênio humano, está a comunicação! O uso dos meios de comunicação através das tecnologias contribuem eficazmente para recriar e cultivar os espíritos e para programar propagar e afirmar o Reino de Deus (IM,2)”, pontua.


Werlingue também menciona o interesse da Igreja em estar presente nas redes sociais digitais. “O interesse da Igreja pela comunicação social e, hoje através da internet, usando as mais variadas redes sociais e ferramentas digitais, é a promoção da evangelização. O Papa São João Paulo II afirmou que o primeiro areópago (assembleia de sábios) dos tempos modernos é o mundo das comunicações que está unificando a humanidade e transformando-a numa aldeia global (cf. Redemptoris Missio,37)”.


Maria Clara Andreotti, jovem atuante na Paróquia e participante do Grupo de Jovens Franciscanos e da PasCom, frisa que a utilização das plataformas pela Igreja é motivação para a criação de conteúdos para agregar conhecimento e espiritualidade. “Sabemos que o maior público-alvo dessas mídias tem sido jovens, adolescentes e adultos. Por meio delas conseguimos simplificar nossa vida e economizar tempo, pois muitas vezes consumimos conteúdo supérfluos, que não nos agregam tanto. Na internet, podemos encontrar de tudo e estando dentro da Igreja percebi algo que me senti muito feliz em poder contribuir. Sempre gostei de utilizar as redes, mas nunca tinha pensado em alimentá-las com um conteúdo construtivo para outras pessoas. Isso tem sido muito bom, não só para mim, mas também para todos que consomem e aprendem com essas postagens, até porque elas não são em vão, são mais um meio de evangelizar”, conta.


A ideia da Paróquia é intensificar ainda mais o trabalho com todas as redes sociais digitais e incentivar as outras Paróquias para que também façam o mesmo.


Como encontrar?


Siga a Paróquia no Instagram: @paroquia.saopaulo.

TikTok: @paroquiasaopauloagudos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da