Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 - Para começo de conversa...


Neste ano, o objetivo da Campanha da Fraternidade é colocar em discussão nas dioceses e comunidades, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da vida, agronegócio, biodiversidade e a água.
O cartaz
O cartaz da CF 2011 possui dois planos: ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente e deixando o céu acinzentado.

Logo abaixo, a figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, o que influencia no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar. Ações estas, provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas criando um micro ecossistema. Ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero.
Sendo, portanto, referência ao lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.
O planeta terra é a nossa casa comum, pela qual todos devemos zelar. O problema é que, ao invés de cuidar, estamos abusando, explorando e destruindo a terra. Não podemos nos calar diante do desmatamento irracional, da poluição das fontes, dos rios e dos mares, da degradação da biodiversidade, da extinção de espécies de animais, da depredação das reservas ecológicas, do acúmulo do lixo, do descarte de resíduos tóxicos, do uso abusivo da terra, da dependência crescente dos combustíveis fósseis, da intoxicação dos alimentos.
            Somos chamados a descobrir na beleza da natureza os sinais do mistério, do amor e da bondade de Deus. São Francisco de Assis eleva o nosso ser a Deus em ação de graças, com o seu cântico das criaturas.
Devemos zelar pela natureza não apenas para defender a terra, a água e o ar como dons da criação que pertencem a todos. Devemos, sobretudo, proteger o homem da destruição de si mesmo.

 Frei Ademir Sanquetti - Pároco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O even...

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de ...

Pároco e vigário são empossados na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

Texto: Isabela Gaspar  Fotos: Jéssica Oliveira Freis Carlos e Silvio recebem a chave do sacrário, durante Missa de Posse na noite desta sexta-feira (22) Foto: Jéssica Oliveira Freis Silvio Trindade Werlingue e Carlos Pierezan prometem trabalhar em união com os irmãos agudenses Na noite desta sexta-feira (22), foi realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Agudos, a Missa de Posse do novo pároco, Frei Silvio Trindade Werlingue e vigário, Frei Carlos Pierezan. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Caetano Ferrari e concelebrada pelos freis Silvio; Carlos; José Martins, da Paróquia Santo Antônio; Paulo César Magalhães Borges, do Seminário Santo Antônio e Santiago, da cidade de Avaí. Contou também com a presença do Diácono Marcos Arantes. Logo no início da celebração, o Diácono realizou a leitura da Provisão, que nomeia e constitui pároco e vigário. A provisão é assinada por Dom Caetano Ferrari e pelo Chanceler Diocesano, Pe. Adnam Ronieri da Silva, c...