Pular para o conteúdo principal

CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO


Por: Frei Ademir Sanquetti

Os mensageiros do Sumo Sacerdote, Saulo entre eles, seguiam pela estrada de Damasco, traziam consigo um documento, pois foram nomeados e investido de autoridade para prender, amarrar e entregar aos homens do Sumo Sacerdote todos os judeus gregos que deixam de cumprir a lei de Moisés ou se opõe ao seu cumprimento, para que sejam julgados em Jerusalém. O documento trazia as assinaturas do Sumo Sacerdote e do Magistrado do Templo, juntamente com o atestado do escriba, e o selo desta autoridade.
            E assim, entre tempestades de areia Saulo e seus homens seguiam para o oásis que esperava nos arredores de Damasco quando por um instante viu um homem.
            Este homem ao mesmo tempo era espírito e era carne e sangue. Era o homem mais alto que vira, mas não era gigante e sim um homem comum, um rabi.
            Tinha grandes olhos, melancólicos, mas brilhantes, cheios de fé e de amor, como os que Saulo tantas vezes vira entre os discípulos também tinha barba e cabelos longos. Não via um anjo, mas um homem, com vestes alvas, como que preparado para as orações do Sábado.
            Saulo chegou a pensar que podia ser um espírito do Senhor e então o homem estendeu as mãos para ele e falou: “Saulo! Saulo! Por que me persegues?”.
            Os homens que rodeavam Saulo o ouviram perguntar: “Quem és tu Senhor?”
            Saulo ouviu a resposta:  “Sou Jesus de Nazaré, a quem persegues!”
            Os homens que o rodeavam o ouviram novamente perguntar: “O que queres que eu faça?”
            E Saulo o ouviu responder: “Levanta-te e vai para Damasco, que lá te será dito o que deves fazer”.
            A visão de Saulo desapareceu, mas não desapareceu ela apenas, e sim o mundo inteiro. Ele viu-se no meio de uma espessa escuridão, com trevas de todos os lados.
            Os companheiros perguntaram-lhe o que vira, com quem falara, mas Saulo não respondeu,conservou-se mudo, abatido e cego.
            Alguns diziam que a cegueira fora causada pela claridade ofuscante. Saulo lhes ouvia as palavras mas não respondia.
            Havia em Damasco um discípulo de Jesus, chamado Ananias.  Então, Ananias foi ao encontro de Saulo e disse: “Saulo meu irmão, o Senhor,este Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
            No mesmo instante caíram-lhe dos olhos como que escamas e ele recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado, depois se alimentou e sentiu-se fortalecido.
            Saulo passou alguns dias com s discípulos de Damascoe  logo se pôs a pregar nas sinagogas que Jesus é o filho de Deus.(cf Atos 9,1 ss)
            Dia 25 de Janeiro celebramos a conversão de São Paulo, padroeiro de nossa Matriz, da Paróquia, e de nossa cidade. Vamos nos preparar com um tríduo  e celebrar com missa solene e procissão o dia da festa. Possamos então, receber muitas bênçãos, como São Paulo recebeu de Jesus e por sua intercessão, sermos testemunhas do amor de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da