quinta-feira, 12 de abril de 2012

Semana Santa na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Agudos.

Isabela Gaspar


Momentos de extrema devoção e muitas bênçãos marcaram a Semana Santa na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Agudos, que neste ano foi do dia 1 ao dia 8 de Abril.
            Para celebrar os acontecimentos da paixão e ressurreição de Jesus, os fieis se prepararam fazendo sua confissão nas comunidades que compõem a Paróquia, desde o dia 18 de Março. Neste ano, cerca de 1000 pessoas fizeram a sua preparação para a festa da Páscoa.
            No dia 1 de Abril, domingo de ramos, os paroquianos realizaram a procissão com ramos pelas ruas da cidade de Agudos. As celebrações aconteceram em todas as comunidades que compõem a Paróquia.
            A terça-feira santa foi marcada pela tradicional procissão luminosa do encontro. Homens e mulheres reuniram-se  para a via-sacra e percorreram as ruas da cidade, desde a comunidade São Francisco de Assis a até a Matriz São Paulo Apóstolo.
Já na quarta-feira, a celebração aconteceu na Catedral do Divino Espírito Santo, em Bauru com a missa dos Santos Óleos Nesta cerimônia, os óleos utilizados durante o ano nas paróquias da Diocese de Bauru para os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos são abençoados e distribuídos para os agentes pastorais e ministros extraordinários da comunhão eucarística, representando suas comunidades.
Relembrando a última ceia de Jesus e a instituição da Eucaristia, a quinta-feira santa, contou com missa especial para as crianças à tarde. Nesta celebração, a encenação da última ceia ficou a cargo das crianças da catequese.
Já à noite, os profissionais da área da saúde foram os escolhidos para a encenação da última ceia de Jesus.
A quinta-feira terminou com a adoração ao Santíssimo nas comunidades Matriz São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco.
Na sexta-feira santa, os fieis reuniram-se para a celebração da morte de Jesus. Após, seguiram em procissão pelas ruas, como sinal de  reflexão pelo seu sofrimento.
O sábado santo ou sábado de aleluia foi marcado pela benção do fogo e da água e pela apresentação à comunidade dos óleos abençoados na última quarta-feira.
A semana terminou com a missa de Páscoa no domingo, dia 8 de Abril, em todas as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário