sábado, 12 de janeiro de 2013

POR UMA JUVENTUDE VOLTADA PARA DEUS E PARA O PRÓXIMO


No primeiro mês do ano, quero dirigir-me especialmente aos jovens de nossa Paróquia, por isso vamos conversar um pouco sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com o lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Histórico
A primeira JMJ foi realizada em Roma, no ano de 1986, em nível Diocesano. Sua origem vem dos encontros do Papa João Paulo II com os jovens em 1984 e 1985.
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, quando foi entregue a Cruz Peregrina aos jovens. No ano de 1985 o Santo Padre anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Mais que um encontro que reúne milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São vocês, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade.
O objetivo principal da JMJ é que todos jovens do mundo conheçam a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam de dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, na Espanha.

Participação
A JMJ está aberta para a participação de todos. Muitas atividades estão previstas, às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum.
Existem também as atividades que estão previstas como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários.

Movimenta Jovem!
Em breve estaremos organizando em nossa Paróquia um grupo e as fichas de inscrições. A hospedagem será feita em casas de família, associações, escolas, universidades e quadras poliesportivas.
Acesse o facebook e adicione o grupo “Jornada Mundial da Juventude – Paróquia São Paulo Apóstolo para ficar sabendo das últimas novidades.
Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo. Para o Papa João Paulo II, “a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."

E você? Vai ficar fora deste grande momento?

Abraços,
Frei Ademir Sanquetti, OFM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário