Pular para o conteúdo principal

POR UMA JUVENTUDE VOLTADA PARA DEUS E PARA O PRÓXIMO


No primeiro mês do ano, quero dirigir-me especialmente aos jovens de nossa Paróquia, por isso vamos conversar um pouco sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com o lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Histórico
A primeira JMJ foi realizada em Roma, no ano de 1986, em nível Diocesano. Sua origem vem dos encontros do Papa João Paulo II com os jovens em 1984 e 1985.
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, quando foi entregue a Cruz Peregrina aos jovens. No ano de 1985 o Santo Padre anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Mais que um encontro que reúne milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São vocês, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade.
O objetivo principal da JMJ é que todos jovens do mundo conheçam a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam de dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, na Espanha.

Participação
A JMJ está aberta para a participação de todos. Muitas atividades estão previstas, às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum.
Existem também as atividades que estão previstas como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários.

Movimenta Jovem!
Em breve estaremos organizando em nossa Paróquia um grupo e as fichas de inscrições. A hospedagem será feita em casas de família, associações, escolas, universidades e quadras poliesportivas.
Acesse o facebook e adicione o grupo “Jornada Mundial da Juventude – Paróquia São Paulo Apóstolo para ficar sabendo das últimas novidades.
Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo. Para o Papa João Paulo II, “a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."

E você? Vai ficar fora deste grande momento?

Abraços,
Frei Ademir Sanquetti, OFM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da