quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ano Litúrgico


Queridos paroquianos,

Sejam bem-vindos ao mês de Dezembro, o último do ano. Neste mês vamos refletir sobre o novo Ano Litúrgico que teve início em 01/12, 1º domingo do Advento.

O Ano Civil começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. Já o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento (01/12/2013) e termina no sábado anterior a ele (29/11/2014).

Desta forma, entramos no Ano A  - Mateus, que tem como tema: "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles" (Mt 18,19).
Iniciamos na Igreja o novo Ano Litúrgico com o tempo do Advento. Somos convidados a caminhar durante um ano celebrando os mistérios de nossa fé e buscando viver a palavra de Deus em nosso dia a dia.
Dentro da pedagogia da Igreja, que aos domingos tem leituras bíblicas, sendo sempre três distribuídas ao longo de três de anos, estamos vivendo o assim chamado “Ano A”, que tem como evangelista principal São Mateus. Na maior parte do ano litúrgico seremos acompanhados na proclamação desse Evangelho que irá nos mostrar os caminhos do Senhor durante este ano. Quem participa das Missas aos domingos, ao final de três anos terá escutado quase toda a Bíblia proclamada, cantada e rezada na liturgia.
Mas junto com a abundância dos textos, a distribuição do Ano Litúrgico com seus sinais, cores, cantos e celebração dos principais mistérios de nossa fé, nos ajudará a viver a “espiritualidade bíblico-litúrgica”, que é base de todas as demais e nos alimenta em nossa caminhada.
Junto com toda a Igreja, a Eucaristia nos alimenta e é nossa vida!
E, ao participar, experimentamos que Cristo nos acompanha e está ressuscitado em nossas comunidades que celebram a Sua presença e se tornam, por isso mesmo, testemunhas da ressurreição.
Celebremos o novo Ano Litúrgico que se inicia!
Abraços a todos,
Frei Ademir Sanquetti,

Pároco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário