Pular para o conteúdo principal

Jovens que formam a rede de irmãos




Por Isabela Gaspar 

Conectados nas ações paroquiais e pastorais, os jovens da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos se reúnem em grupos e tornam-se os principais protagonistas da sua história

Eles são a chamada “Juventude do Papa”, estão engajados nas ações paroquiais e pastorais, querem ter voz ativa e ajudar no que for preciso. Estamos falando dos jovens, personagens principais das atividades realizadas no ano passado e impulso para as novas atividades da Igreja Católica daqui para frente.

Motivos que não são diferentes na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos, que reúne seus jovens em grupos e formam uma verdadeira rede. “Nossos jovens estão envolvidos em diversas pastorais, como a litúrgica, comunicação, catequese e alguns ainda assumem cargos de liderança”, comenta o pároco Frei Ademir Sanquetti.

Liderança e vontade de trabalhar para que a “Rede de Irmãos” cresça cada vez mais, está presente na vida de Cristiane Correia da Silva há 10 anos. Cris, como é carinhosamente chamada, conta que antes de ingressar no Grupo de Jovens Mensageiros da Divina Misericórdia (MDM), sempre ia na “onda” das outras pessoas, deixando de fazer suas próprias escolhas. “Eu queria ter amigos de verdade, que me aceitassem como eu era, me amassem,  e estivessem ao meu lado nos bons e nos maus momentos. Então, me decidi e comecei a participar do grupo e percebi que ali era o meu lugar. Conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram muito, me acolheram e estão até hoje ao meu lado. Conheci o Deus que me ama, que faz tudo para me ver feliz”, conta.

Hoje, depois de muitos aprendizados, Cris é coordenadora do MDM. Feliz com as atividades e as responsabilidades, a jovem tem em Deus a sua fortaleza e refúgio. “Os desafios na coordenação são muitos, pois preciso dar o exemplo e ser referência para muitos jovens. Além de ser comprometida com o grupo, a Igreja e tudo o que Deus me pede”, enumera.

Responsabilidades que contribuem para o crescimento pessoal e espiritual de todos os jovens que optam por seguir esse caminho dentro da Igreja. “A maior contribuição é a maturidade, pois, quando estamos em comunidade é preciso saber se relacionar com os outros, entender, compreender, aceitar opiniões diferentes, trabalhar em equipe, ter paciência, e tudo isso é aprendizado para a vida dentro e fora da Igreja. A contribuição espiritual é maior ainda! É mais fácil seguir Jesus ao lado de amigos, ter quem nos apóia nos levanta e nos ensina”, diz Cristiane.

Você pode!

Na Paróquia São Paulo Apóstolo existem três grupos de jovens. Mensageiros da Divina Misericórdia (Matriz), Unidos pela Fé (Nossa Senhora Aparecida) e Juventude Franciscana, o mini JUFRA.
Os grupos são abertos para todos os jovens que queiram conhecer e participar. As informações podem ser obtidas na secretaria paroquial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da