domingo, 1 de junho de 2014

São João Batista e São Paulo Apóstolo


Queridos paroquianos,


Chegamos ao mês de Junho. Mês que celebramos santos importantes em nossa Paróquia: São João Batista e São Paulo Apóstolo.

Por isso, quero dividir com vocês um pouco da história desses dois exemplos de vida cristã.

No dia 24 de junho celebramos São João Batista e os 26 do setor de nossa Paróquia que leva o nome do santo.

Primo da Virgem Maria, São João Batista teve como pai o sacerdote Zacarias e mãe Isabel, que o concebeu já na velhice.O menino seria precursor de Jesus Cristo.

No ano 5 a.C., no território onde habitava a tribo de Judá, João preparou-se para a missão que lhe havia sido confiada passando sua juventude no deserto e lá se dedicando ao jejum e às orações.  No ano 25,  finalmente iniciou sua vida de pregador às margens do rio Jordão, proclamando a chegada de Jesus como o Cordeiro de Deus que daria o batismo à humanidade.
São João é chamado Batista pela importância que dava ao batismo de purificação corporal, onde a imersão na água simbolizava a mudança interior de vida. Também de Precursor, pois iniciou sua pregação antes de Jesus, mas anunciando sua chegada.

No dia 29 de Junho celebramos São Paulo Apóstolo e os 116 anos da nossa Paróquia. São Paulo Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia. Era judeu e cidadão romano.

A conversão de São Paulo é uma das mais importantes da história da Igreja, pois mostra o poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no "Apóstolo Paulo" por excelência, que tem a iniciativa da evangelização dos pagãos. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribui a si mesmo o título de "o menor entre os Apóstolos" e ainda, de "indigno de ser chamado Apóstolo".
Converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.
Vamos celebrar esses dois santos de nossa Igreja!
Abraços a todos,
Frei Ademir Sanquetti
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário