Pular para o conteúdo principal

Canarinhos de Petrópolis em Agudos

O público de Agudos e região terá a oportunidade de ouvir, durante o Capítulo das Esteiras, o coro de meninos mais antigo do Brasil: os Canarinhos de Petrópolis. Criado pelos frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição, o Coral coleciona uma trajetória de sucessos no Brasil e no exterior há mais de 70 anos. Desde 1988, também brilha na versão feminina, divulgando especialmente a música sacra brasileira.

O Coro vai se apresentar no Seminário Santo Antônio de Agudos no dia 24 de setembro, às 20h30, e na Missa de Encerramento do Capítulo das Esteiras, no dia 25, às 16h30. As duas apresentações estarão abertas ao público. "Será um privilégio para o povo de Agudos e região conhecer um dos corais de meninos cantores mais importantes do mundo", conta Frei Gustavo Medella, coordenador da Comissão Preparatória do Capítulo e que já foi um "canarinho" em Petrópolis, sua cidade natal. Para se ter uma ideia, cerca de 3 mil vozes já passaram pelo Coral. 

Na sua trajetória, o Canarinhos conta com 18 CDs gravados, sendo os dois últimos em 2012, durante as comemorações pelos 70 anos. Destaque para o CD “Reflexos do Brasil”, trabalho inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas. No currículo, estão listadas apresentações memoráveis. Por três vezes, os meninos cantaram para o Papa João Paulo II (nos anos 1980, em 1997 e em 2000). Entre os concertos de maior destaque estão o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis; e a participação no Projeto Aquarius, em 2005, na praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. 

Mas o trabalho dos Canarinhos ultrapassa as fronteiras do Brasil. O Coral fez turnês Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Europa, especialmente na Itália e Alemanha, países onde fizeram muitas apresentações. 

Já o Coral das Meninas se prepara para lançar o seu primeiro CD. Hoje, o Instituto Meninos Cantores de Petrópolis fazem parte da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus. 


CAPÍTULO DAS ESTEIRAS
Contando com mais de 260 frades, o Capítulo das Esteiras será aberto nesta terça-feira, dia 23, no Seminário Santo Antônio de Agudos. Nos institutos religiosos, o “Capítulo” é a assembleia dos membros da comunidade, convocada para tratar as questões que interessam à forma de vida por eles professada.

O encontro com o Ministro Geral da Ordem Franciscana,  Frei Michael Perry, será um dos pontos altos deste Capítulo. 
 

Contatos:
Setor  de Comunicação da Província da Imaculada Conceição do Brasil
Moacir Beggo – Tel. (11) 97045-1514

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da