Pular para o conteúdo principal

Música e missão

Luzia e Ronaldo estão há duas décadas realizando ações na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos. Ela canta e ele toca teclado e violão.Juntos ensinam e aprendem com crianças da catequese e do Projeto Musicalização


No mês em que lembramos Santa Cecília, trazemos uma entrevista muito especial para o Timoneiro. Conversamos com o casal Ronaldo e Luzia Rodrigues da Silva que, há 20 anos, estão engajados na liturgia da Paróquia São Paulo Apóstolo.
Conheça um pouco sobre o casal que tem dois lindos filhos, o Caetano e a Isadora. Se liga nesta linda historia:


Há quanto tempo vocês trabalham na paróquia e quais são as principais atividades que realizam?
Nos conhecemos há dezoito anos e o Ronaldo já tocava nas Missas e cultos para as crianças da Catequese. Ele estudava piano com a senhora Lídia N. Teixeira e, por intermédio da senhora Lurdes Gaspar, recebeu convite para tocar teclado nas Missas. Desde então, já faz vinte anos que animamos as celebrações matinais do domingo, na Igreja Matriz.
Eu (Luzia) comecei no setor São João Batista, fiz a Primeira Comunhão e Crisma lá e, depois, devido aos horários das Missas, passei a frequentar a Igreja Matriz. Naquela época, a Missa da Juventude era aos sábados e eu participava do grupo de canto do professor José Rafael Mazzoni, que animava as Missas com a participação dos jovens cantando e fazendo dinâmicas.  Participamos do grupo de canto “Canções e Momentos”, que tinha como regente a senhorita Elaine Sormani.Por um bom período, atuamos nas Missas, comemorações e, até mesmo, representamos a Igreja Matriz em eventos fora da Igreja.
 Há cerca de quinze anos organizo a liturgia no que tange aos cantos da Missa das nove horas na Igreja Matriz. Neste período me predispus a passar com as crianças os cantos para as Missas e este ensaio acontece no período de encontro da catequese, todo sábado à tarde. O Ronaldo tem atuado no Projeto Musicalização da Paróquia, que visa a formação de novos instrumentistas, ministrando aulas de teclado aos sábados pela manhã.

Qual a maior satisfação em realizar este trabalho?
A maior satisfação em realizar este trabalho é ver nossa comunidade reunida em torno do Altar do Senhor e, sentir que cada um que entra, reza e canta, vai pra casa engrandecido com o amor de Deus, pois encontrou em nossa igreja o clima de religiosidade que esperava.
Colocar um canto que fala da liturgia e, ao mesmo tempo, chega ao coração da pessoa que ali busca algo mais e a toca quanto ao conteúdo, quanto ao cantar e também o som das teclas ou as cordas do violão, nos deixa maravilhados e isto nos motiva a continuar o trabalho.  Tanto motiva e nos engrandece que morei fora de Agudos por quatro anos (2007 a 2010) e houve vezes que estive muito cansada, mas nunca desisti. Trabalhar fora, viajar, dar conta dos afazeres domésticos e profissionais ,cuidar das crianças, do marido e do cachorro, além de arrumar tempo na preparação das Missas e ir ensaiar as crianças da catequese, são motivos suficientes para mostrar que gostamos muito do que fazemos.

O que mais marcou vocês em toda esta trajetória?
Nós dois concordamos que todas as Missas são importantes, mas a preparação para a celebração de Primeira Comunhão é em especial, algo que tem sido marcante nestes vinte ano.  Com antecedência estudamos os cantos, preparamos os folhetos, ensaiamos as crianças.Participar de todo o caminho até o Dia da Primeira Comunhão e vermos a criança alcançar seu principal objetivo é,de fato, muito importante .Temos certeza de que fizemos parte da vida dos pequenos.

Deixe uma mensagem de incentivo para aqueles que gostariam de ingressar nas atividades da Paróquia
A igreja precisa de todos e cada qual faz algo que agrada a Deus. Venha, se ofereça e se coloque à disposição, pois precisamos das pessoas para nos ajudar na animação da liturgia, seja para tocar, cantar, preparar os cantos, ensaiar as crianças e até formar grupo de cantos, animar com os fantoches nas Missas e até ser catequista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da