Pular para o conteúdo principal

Mensagem do Pároco - São João Batista

O Ministério de João Batista
Todos os Evangelhos descrevem que o tema principal da pregação de João Batista era o arrependimento (Mt 3.2; Mc 1.4; Lc 3.3-4; Jo 1.23), pois os profetas do AT já anunciavam a sua vinda (Is 40.3; Ml 4.5). Era evidente que o seu ministério consistia em anunciar o advento do Messias (Jo 1. 19-34).
Elementos de sua pregação:
Exortação ao arrependimento; Reconhecimento de que Cristo era superior a ele (Mt 3.11); Denúncia pública dos pecados dos fariseus (Lc 3.8); Proclamação da eternidade de Cristo (Jo 1.15); Seu sacrifício (Jo 1.29, 36) e do advento do Espírito Santo (Jo 1.33).
Sobre seu ministério:
Ele foi o último dos profetas da antiga aliança, o que significava o advento de um novo período na história da humanidade: a dispensação da graça (Lc 16.16); Ele era chamado de Batista porque essa era uma característica de seu ministério: fazer descer as águas todos os que desejassem assumir publicamente sua condição de pecador (Lc 3.2,3). O arrependimento e a confissão dos pecados eram confirmados por esse batismo, seguindo um costume comum no Judaísmo. Porém, o teor do batismo de João era o sacrifício de Cristo; Ele foi o arauto das boas novas, encarregado de anunciar a mensagem divina (Mt 3.1).
Grandes momentos da vida de João Batista
Batismo de Jesus (Mt 3.13); Quando o Mestre se aproxima dele, o profeta diz: “eu careço de ser batizado por ti, e vens a mim?” (Mt 3.14), reconhecendo que Jesus era superior a ele (Mt 3.11).

Seus seguidores seguem Jesus (Jo 3.22-30); Jesus após o batismo, começou a pregar e a atrair muitos seguidores, inclusive os de João. Alguns dos seus companheiros se ressentiram, mas ele lhes advertiu: “é necessário que ele cresça e eu diminua”.

João confirma que Jesus é o Messias (Mt 11.15); Estando na prisão, João enviou dois de seus discípulos para perguntar ao Senhor se ele era o Messias prometido ou se viria outro depois dele. Jesus fez valer as Suas obras, como a cura de cegos, coxos, leprosos e da ressureição dos mortos, bem como a pregação do Evangelho (Lc 7.22, 23). As Suas obras já mostrava que Ele era o Messias anunciado por João Batista.

João é condenado amorte (Mc 6.21,25; Mt 14.6-8). Por conta de sua reprovação pública a respeito do pecado de Herodes (Lc 3.19; Mc 6.17-19). Com isso, Herodias, sua mulher, queria vê-lo morto, conseguindo seu intento (Mc 6.19, 20; 21-29).

João Batista e Jesus Cristo O relacionamento de João e Jesus foi muito específico, provocadas pela natureza de seus ministérios, a saber:
Eles eram primos (Lc 1.34-36. 56, 57);
Por algumas ocasiões, João foi confundido com Jesus (Mt 14.1,2; 16.13,14);
Jesus comparou João Batista a Elias (Mt 17.11-13);
Jesus declarou que João Batista foi o maior homem nascido de mulher (Mt 11.11; Lc 7.28).


Diante disso, é muito importante notar que, embora fossem contemporâneos e tivessem características em comum, seus ministérios eram diferentes: João era o precursor do Messias e Jesus era o próprio Messias. 

Abraços a todos,

Frei Ademir Sanquetti
Pároco

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da