sexta-feira, 5 de junho de 2015

Vida em comunidade é ponto alto de Corpus Christi em Agudos

Solenidade, realizada na tarde da quinta-feira (04/06), foi marcada pela união dos setores, pastorais e movimentos da Paróquia São Paulo Apóstolo que montaram tapetes e enfeites onde a Eucaristia passou


Por Isabela Gaspar

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realizou na tarde da quinta-feira (04/06) a solenidade de Corpus Christi. A celebração, presidida pelo pároco Frei Ademir Sanquetti e concelebrada pelo Frei Paulo César do Seminário Santo Antônio de Agudos, foi realizada na Praça Tiradentes da cidade e seguiu com procissão pela rua 13 de maio até a Paróquia para a bênção final , reunindo mais de duas mil pessoas.

Corpus Christi é a festa do corpo de Cristo e celebra o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus. Foi instituída pelo Papa Urbano 4º em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que é realizada no domingo depois de Pentecostes. Neste dia, a Eucaristia sai às ruas para abençoar toda a cidade.

Durante a celebração, Frei Ademir fez questão de pontuar a solenidade como importante para a união da Igreja em torno de Jesus Cristo.  “A Eucaristia é o centro da comunidade católica. Ela é nosso bem supremo”, disse.

Tradição e enfeites

A solenidade também contou com união, criatividade e empenho de membros dos seis setores da Paróquia, pastorais e movimentos, que enfeitaram as ruas com a confecção de tapetes que levaram a temática principal Eucaristia, mesclando com os padroeiros dos setores: São Paulo Apóstolo, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília, São João Batista e Nossa Senhora Aparecida. “Os enfeites nas ruas são também uma catequese para as pessoas que participam da montagem, pois é a expressão artística dos conteúdos da Eucaristia e sua importância. É a manifestação de um trabalho que vem sendo feito há um mês pelos setores”, pontua o pároco.


Fernando Galdino, coordenador do Setor Matriz São Paulo Apóstolo, frisa que auxiliar na montagem dos tapetes nas ruas é uma grande satisfação. “Fazemos com bastante amor, pois sabemos que é para Jesus passar”, comenta.

Já Valdeci Cabrero, que auxilia nos enfeites desde 1979, ressalta a importância da tradição de Corpus Christi. “É uma solenidade que não pode deixar de existir, pois para Deus temos que fazer o melhor”, diz.

Solidariedade

A Paróquia São Paulo Apóstolo ainda arrecadou fraldas geriátricas para as pessoas doentes da cidade de Agudos.


O gesto foi tão positivo entre os fiéis que haverá uma ampliação na arrecadação para além Corpus Christi. Os interessados em colaborar, poderão levar sua doação até o dia 7 de junho (domingo) na Paróquia, durante as Missas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário