Pular para o conteúdo principal

Mãos que constroem a história



Conheça um pouco sobre Áurea Danelon e Maria Teresa Napoleone Crema Remoli, mulheres que dedicam seu trabalho em prol de nossa Paróquia

Por Isabela Gaspar e Jéssica Oliveira


Trabalho, amor, carisma franciscano e vida em comunidade. Todas estas palavras se misturam quando o assunto é comemorar mais um aniversário de uma Paróquia que nasceu antes mesmo da cidade de Agudos e, até hoje, é o seu coração, sua #RedeDeIrmãos. Fazer 117 anos é motivo de orgulho, ainda mais sabendo que esta célebre história foi e é construída por tantas mãos que se unem para fazer o bem e a diferença, para trabalhar em prol do Reino de Deus.
Nesta edição trazemos a história de duas mulheres de fibra, influenciadas e influenciadoras de gerações que estão presentes por meio de seus trabalhos na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos. Áurea Danelon e Maria Teresa Napolone Crema Remoli são as entrevistadas desta edição do informativo bimestral Timoneiro, as mãos que trabalham para que a Paróquia torne-se cada vez mais unida.

Áurea Danelon, que foi coordenadora do Cubinho São Francisco de Assis por 41 anos, conta que começou desde cedo dentro da Igreja. “Sempre gostei da catequese e, depois que fiz minha Primeira Eucaristia em Borebi, logo comecei a exercer esta função. Quando mudei para Agudos, fui convidada para o Clubinho e lá permaneci. Muita gente trabalhou comigo, como as senhoras Ivete, Bernadete, Diná, Maria Helena, Anita Guarido e o senhor Mário”, conta.

Também vinda do carisma franciscano disseminado pelo Clubinho São Francisco de Assis, Maria Teresa demonstra o mesmo entusiasmo pela vivência Cristã. “Tive na infância e adolescência uma formação muito sólida, tanto em casa, pelo exemplo de meus pais, como na convivência com catequistas,seminaristas, freis e amigos que fiz, frequentando o Clubinho São Francisco”, comenta.

Hoje, Maria Teresa faz parte da Pastoral do Batismo, um trabalho que um dia já foi desenvolvido por suas tias Diomira Napoleone Paschoal e Helena Napoleone Cardia. “Entrei para a Pastoral do Batismo há muito anos, a pedido de minha prima Célia Maria Paschoal Affonso (Iê), para ajudar minha querida tia Diomira Napoleone Paschoal, que era a coordenadora e palestrante desta Pastoral. Depois de seu afastamento, por motivos de saúde, passou a fazer parte da equipe, outra tia: Helena Napoleone Cardia, que preenchia com delicadeza e com uma letra invejável, todas as lembrancinhas do Batismo, ajudada pela senhora Áida. Com elas, pude aprender muito.Os anos foram passando e, depois de um longo período dedicado aos trabalhos na Igreja,deixaram a equipe. Eu permaneço ainda, ajudando aos domingos na celebração do batizado, tendo como coordenadora a senhora Sebastiana, a qual respeito muito e admiro pelo trabalho realizado nesta Paróquia”, diz.

Já Áurea, mesmo não estando mais à frente do Clubinho, realiza muitas atividades dentro da Paróquia. Um exemplo são as organizações dos almoços e jantares promovidos em épocas festivas. “Trabalhar na Igreja é algo indescritível e me deixa realizada”, completa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da