Pular para o conteúdo principal

Até breve Frei Ademir Sanquetti



Confira a entrevista do franciscano, que conta um pouco sobre seus aprendizados e missões à frente da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

No último domingo (27), Páscoa do Senhor, Frei Ademir Sanquetti celebrou sua última Missa como pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos. Depois de 12 anos de trabalho em Agudos, o franciscano parte para missão na Paróquia Santo Antônio, em Bauru (SP).

Em sua entrevista de “até breve”, o frade conta um pouco sobre os aprendizados, missões e deixa um recado para o povo agudense.


PasCom - Qual é a diferença do Frei Ademir hoje, para o de 12 anos atrás?

Frei Ademir - Mais velho, mais sábio e mais animado!  Aprendi muito, fiz o curso de Psicologia e atendi vários pacientes. 
Enfim, foram muitas as experiências de vida e convivência. Tudo que falei nas homilias e sermões, em primeiro lugar foram para mim, aprendizagem e espiritualidade. Sempre me preparei, nunca deixei de celebrar nenhuma Missa e de preparar-se para celebração. Isto me ajudou a ter mais equilíbrio e harmonia espiritual.

PasCom - Como o senhor classifica o trabalho missionário que foi desenvolvido à frente da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos?

Frei Ademir - Quando estava em Nilópolis (RJ), eu vim a esta Paróquia para fazer missões no ano 2000. E enquanto Pároco, durante este tempo que estive aqui, consegui realizar as missões populares, que são as visitas e bênção nas casas, visita aos doentes. 
Consegui visitar todas as casas e famílias desta Paróquia.  E também colocar um pouco deste espírito nos setores.

PasCom - Nestes 12 anos, o que mais marcou o senhor?

Frei Ademir - O que ainda me marca é a bondade dos fiéis desta Paróquia, pois tudo que planejei fazer, os paroquianos me ajudaram.
Foram muitas colaborações: consegui pintar as imagens na igreja, reformar a cozinha e o salão, a pintura da igreja, início da Igreja São Francisco e muitas outras reformas nas capelas.  Sou muito grato a todos os membros da Igreja, dos conselhos, das comunidades do CPP e do CAP.

PasCom - O que o senhor leva de aprendizado de tudo que viveu com os paroquianos?

Frei Ademir - Que a vida passa e devemos aproveitar cada momento, cada celebração. Tudo é muito valioso!
Devemos colocar tudo nas mãos de Deus. Não deixar de agradecer e rezar, jamais.

PasCom - Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para todos os agudenses?

Frei Ademir - Continuem sua caminhada enquanto paroquiano, liderança. Não deixem de fazer parte desta Igreja mãe e cultivar todo bem e o amor que vem de Deus. Que Deus abençoe a todos. Paz e bem! Até breve!

Mais!

Natural de Cabrália Paulista (SP), Frei Ademir Sanquetti ficou por 12 anos à frente da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos, realizando importantes trabalhos missionários e evangelizadores.

No dia de sua homenagem, muitos dos trabalhos implantados pelo franciscano foram destacados, como as turmas de catequeses de adultos para receber o sacramento da Crisma; a Pastoral da Comunicação; Mestres de Cerimônia; motivação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013; Romaria à Aparecida; missões paroquiais; Pastoral da Acolhida e Grupo de Homens Católicos. 

Frei Ademir sempre devoto de Nossa Senhora Aparecida

Um de seus principais lemas era levar o nome de Jesus pelas ruas de Agudos
Em sua última Missa, mais de 1000 fiéis estavam presentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da