Pular para o conteúdo principal

Frei Silvio Trindade Werlingue é novo pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

Por Isabela Gaspar 

Paranaense,com quase 20 anos de vida religiosa franciscana, Frei Silvio chega à cidade e conta um pouco sobre sua vocação e impressão que teve do povo agudense

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos recebeu, nesta semana, o seu novo pároco, Frei Silvio Trindade Werlingue. Natural de Jaguapitã (PR), com 46 anos de idade e 19 de vida religiosa franciscana, o frade veio transferido da Paróquia Bom Jesus, localizada na cidade de Sorocaba (SP) e onde foi pároco e guardião da fraternidade por seis anos.

Em sua entrevista de boas-vindas para a Pastoral da Comunicação (PasCom), o franciscano conta um pouco sobre a  sua vocação e a primeira impressão que teve do povo agudense.

Confira:

PasCom – Para começar, conte um pouco sobre a vocação do senhor

Frei Silvio - Minha vocação brotou cedo! Venho de uma família muito religiosa e isto ajudou bastante no discernimento. Contudo demorei a me decidir quanto ao carisma a ser abraçado. A decisão veio mesmo aos 25 anos quando conheci mais de perto os franciscanos. Em 1995 iniciei a caminhada junto aos frades do Seminário Santo Antônio de Agudos.

Fui ordenado presbítero na minha terra natal,  dia 12 de fevereiro de 2005, pelas mãos de Dom Albano B. Cavalin, Arcebispo da Arquidiocese de Londrina.

Quanto aos trabalhos, já passei por São Sebastião , Litoral Norte de  São Paulo como Vigário Paroquia ; no Convento São Boaventura, em Campo Largo (PR) como Guardião e em  Sorocaba  como Guardião da fraternidade e Pároco por seis anos. No próximo ano completo 20 anos de vida religiosa franciscana.

PasCom - Sabemos que o senhor visitou a Paróquia São Paulo Apóstolo e conheceu alguns fiéis. O que achou, de primeiro momento, do povo agudense?

Frei Silvio - Primeira impressão: dizem que esta é a que permanece! Tive uma ótima impressão do povo agudense.

A primeira reunião com o Conselho de Pastoral há uns dez dias, foi fecunda e transcorreu em clima fraterno. A imagem que ficou, portanto, foi extremamente positiva. Não tive dúvidas de que eu estaria entre irmãos. Pude sentir um ambiente de acolhimento, comprometimento e disposição para o serviço ao Reino. Isso faz um bem enorme para quem está chegando.

PasCom – Deixe uma mensagem para o povo agudense


Frei Silvio - Hoje volto com alegria para servir, como sacerdote, ao povo de Deus desta bucólica e acolhedora cidade de Agudos. Para mim é uma honra poder partilhar o dom da minha vocação com o povo agudense. Diante de tantas palavras de "Bem-vindo Frei Silvio!", já me sinto em casa e feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da