quinta-feira, 2 de março de 2017

Fiéis de Agudos viverão o “tripé espiritual” durante a quaresma

Por Isabela Gaspar



Proposto pelo Pároco Frei Silvio Trindade Werlingue durante a celebração de quarta-feira de cinzas, tripé fala sobre viver a oração, jejum e a esmola. Na ocasião também foi lançada a Campanha da Fraternidade 2017

Nesta quarta-feira (01/03), centenas de fiéis reuniram-se na Paróquia São Paulo Apóstolo para a tradicional Missa de quarta-feira de cinzas. A celebração foi presidida pelo pároco Frei Silvio Trindade Werlingue.

A quarta-feira e cinzas marca o início da quaresma na Igreja Católica, que e são os 40 dias que antecedem a Páscoa. “É um tempo de conversão, de viver e de fazer novas opções. Decidir-se por Jesus, pelo Reino e pelo Evangelho”, frisou o pároco durante sua homilia.

Frei Silvio ainda ressaltou sobre o chamado “tripé espiritual” para viver esta quaresma: oração, jejum e esmola. “A quaresma vem nos perguntar como anda a nossa vida de oração. Você tem rezado?”, indagou aos presentes.

Werlingue também falou sobre o jejum e a esmola, explicando suas amplitudes dentro da vida de cada fiel. “O jejum é mais amplo, pois nos fala do próprio domínio que devemos ter. Há muitas formas de jejuar: da língua, internet, celular etc. Já a esmola é solidariedade, doação. Não é só dar algo material, mas, sim, o que mais emerge de nós: ser, doar-se”, disse.

Na ocasião, também foi lançada a Campanha da Fraternidade 2017 que, neste ano, vem com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). O momento contou com a apresentação do cartaz da CF e participação da equipe de casais que trabalharão diretamente com a temática por toda a Paróquia.

A campanha deste ano trata do cuidado do meio ambiente e de toda a criação que Deus colocou à nossa disposição. “O Papa Francisco tem falado muito sobre o meio ambiente e sobre a conversão ecológica, que seria o redescobrimento da sacralidade de todas as coisas que Deus criou e deu para nós”, comentou o pároco.

As ações da CF 2017 podem ser acompanhadas durante a quaresma em nossa Paróquia. A equipe de casais já se movimenta para trabalhar o tema com os paroquianos e, também, nas escolas agudenses.

Nas comunidades!


As comunidades Nossa Senhora Aparecida e São Francisco também realizaram a solenidade. No setor da padroeira do Brasil a Missa foi presidida pelo vigário Frei Carlos Pierezan. Já no São Francisco, a celebração foi realizada pelo Diácono Marcos Alberto Arantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário