Pular para o conteúdo principal

Mensagem do Pároco - A alegria do Evangelho


Por Frei Silvio Trindade Werlingue

Estimados paroquianos(as), há pouco mais de três anos o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

Trata-se de um documento precioso, valioso demais e, por isso, não pode ser ignorado pelos cristãos católicos. Muitos já leram e releram a Evangelii Gaudium, outros, contudo, ainda não tomaram conhecimento desta instigante exortação apostólica.

“A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. Assim o Papa inicia sua exortação. Ele continua: “Todos os cristãos, em qualquer lugar e situação que se encontrem, estão convidados a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele”.

Assim, no intuito de motivar a leitura e o estudo deste documento do Magistério da Igreja, me propus abordar, mensalmente neste informativo, reflexões pertinentes à Evangelii Gaudium. Para isso, ao longo deste ano, me ocuparei de algum termo ou palavra-chave que perpassa o documento conferindo-lhe consistência e revelando sua alma.

Iniciaremos refletindo sobre a ALEGRIA, palavra-chave que inspira o título da exortação. A Evangelii Gaudium fala mais de alegria do que da cruz! Mas, não se trata de ingenuidade teológica que aponta para uma Páscoa sem Quaresma (cf. 6).

“A alegria de viver frequentemente se desvanece; crescem a falta de respeito e a violência, a desigualdade social torna-se cada vez mais patente. Mas, apesar de circunstancias da vida, por vezes muito duras, resta-nos sempre a certeza de que somos infinitamente amados e de que da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído. Essa alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar [cf. Jo 16,21] (84).

A alegria cristã tem raízes no coração de Jesus. Ele promete a seus discípulos: “Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há de converter-se em alegria [Jo 16,20]”. E, a alegria cristã é experimentada “no meio das pequenas coisas da vida cotidiana”, mormente por “pessoas muito simples que têm pouco a que se agarrar”(4).

Irmãos e irmãs, é esta ALEGRIA inerente à nossa fé que precisamos, sempre de novo, redescobrir. Que a alegria do Senhor seja a nossa força!


Obs: Evangelii Gaudium se encontra também online nos diversos sites católicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da