Pular para o conteúdo principal

Mensagem do Pároco - EVANGELII GAUDIUM ...chamados a ser pessoas-cântaro!

Prosseguimos com o nosso propósito de refletir, a cada mês, sobre uma palavra-chave da exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. Neste início de Quaresma, vamos refletir um pouco sobre um tema propício e que figura também na exortação papal: a CRUZ.

A cruz não está em oposição à alegria, palavra que ocupou a nossa reflexão anterior. Pois o sentido da verdadeira alegria passa necessariamente pela cruz. Falar da alegria do Evangelho desconsiderando a cruz é falar de Páscoa sem Quaresma. A cruz aparece como signo no horizonte da ressurreição que é a realidade fontal da alegria cristã.

Falar da cruz, em nossos dias, parece não soar bem! Há uma tentativa de extirpar a realidade da cruz da vida humana ou, pelo menos, de ofuscar a verdade de sua existência. Ainda assim, ela existe e está aí a nos interpelar. Ignorar a cruz não é atitude correta de quem deseja compreender realmente o cristianismo, além de insinuar a negação da encarnação. A cruz não deve ser ignorada, mas também, não deve ser vista de maneira ingênua. Isso seria expressão de imaturidade na fé. Somente a partir da vida, morte e ressurreição de Jesus é que se descobre o sentido profundo da sua cruz.

Sim, Jesus crucificado nos interpela! “A entrega de Jesus na cruz é apenas o culminar de toda a sua vida. Fascinados por este modo de viver, queremos inserir-nos na sociedade, partilhando a vida com todos, ouvindo as suas preocupações, colaborando nas suas necessidades, alegrando-nos com os que se alegram, chorando com os que choram e comprometendo-nos na construção de um mundo novo. (...) Somos chamados a ser pessoas- cântaro para dar de beber aos outros. Às vezes o cântaro transforma-se numa pesada cruz, mas foi precisamente na cruz que o Senhor, trespassado, entregou-se a nós como fonte de água viva”. (EG)

Quaresma!  Tempo de conversão! O jejum, a oração e a caridade nos ajudem a ser cântaros vivos e transbordantes àqueles que cruzam a cada momento o nosso caminho. Então, teremos vivenciado a Quaresma e intuído a sabedoria da CRUZ.


Frei Silvio Trindade Werlingue

Pároco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O even...

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de ...

Pároco e vigário são empossados na Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos

Texto: Isabela Gaspar  Fotos: Jéssica Oliveira Freis Carlos e Silvio recebem a chave do sacrário, durante Missa de Posse na noite desta sexta-feira (22) Foto: Jéssica Oliveira Freis Silvio Trindade Werlingue e Carlos Pierezan prometem trabalhar em união com os irmãos agudenses Na noite desta sexta-feira (22), foi realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Agudos, a Missa de Posse do novo pároco, Frei Silvio Trindade Werlingue e vigário, Frei Carlos Pierezan. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Caetano Ferrari e concelebrada pelos freis Silvio; Carlos; José Martins, da Paróquia Santo Antônio; Paulo César Magalhães Borges, do Seminário Santo Antônio e Santiago, da cidade de Avaí. Contou também com a presença do Diácono Marcos Arantes. Logo no início da celebração, o Diácono realizou a leitura da Provisão, que nomeia e constitui pároco e vigário. A provisão é assinada por Dom Caetano Ferrari e pelo Chanceler Diocesano, Pe. Adnam Ronieri da Silva, c...