Pular para o conteúdo principal

Agudos foi “tomado” pela paz neste domingo


Por Isabela Gaspar

Paróquia São Paulo Apóstolo promoveu uma Caminhada pela Paz. A atividade foi realizada em cada uma das comunidades da Paróquia, abrangendo os bairros agudenses

A manhã deste domingo (18) foi especial em Agudos. Fiéis das seis comunidades que compõem a Paróquia São Paulo Apóstolo realizaram uma Caminhada pela Paz, que foi distribuída pelos bairros da cidade. A iniciativa foi da equipe da Pastoral da Campanha da Fraternidade que, neste ano, trabalha o tema “Fraternidade e superação da violência”.

A Caminhada pela Paz ocorreu em diferentes horários nas comunidades e contou com a participação de pessoas de todas as idades, que levavam cartazes, faixas, bexigas e lenços, passando pelas casas com uma mensagem de paz. “A caminhada é um modo de trazer as pessoas para a Igreja. Achei muito interessante a participação de crianças, jovens e adultos”, diz Marcos Vinícius Pereira, que caminhou ao lado da namorada.

 Sandra Zagato, membro da Pastoral da CF e uma das organizadoras do evento, pontua a atividade como um incentivo para que a sociedade viva com menos violência e comece a refletir que o melhor são atitudes do bem. “Há muitos tipos de violência que não precisam ser uma agressão propriamente dita. Por isso, nós como cristãos precisamos sensibilizar e incentivar ações de paz, amor e fraternidade. Somos todos irmãos”, frisa.

A jovem Rafaela Batista de Almeida está participando dos encontros do Crisma na comunidade Matriz e foi  com os colegas cantando e rezando pelas ruas centrais de Agudos. Ela conta que a caminhada trouxe mais harmonia e esperança. “Participar da caminhada mostra que não somos ignorantes perante o que nosso país está vivendo”, completou.

A comunidade Santa Cecília, diferente das demais, não andou pelas ruas do bairro, mas concentrou seus membros em frente a um movimentado supermercado da cidade para distribuir mensagens de paz.

Mais sobre a Campanha da Fraternidade 2018

Lançada na quarta-feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade 2018 traz o tema: “Fraternidade e superação da violência" e o lema "Vós sois todos irmãos". (Mt 23,8).

A CF quer provocar reflexões acerca da violência e suas diversas formas na sociedade, seja ela verbal ou não verbal, contra mulher, criança, idoso etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia de Agudos realiza 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

Evento será nos dias 13 e 14 de agosto, com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional” O grupo de jovens franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza o 2º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). O evento conta com caminhada até o Seminário Santo Antônio, momentos de oração e reflexão e oficinas, que vão refletir a temática: “Jovem, fé e discernimento vocacional”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zSnQonq2PhSTBKd5A e o valor é R$ 60,00.  O acampamento tem início com a caminhada, às 14h, que sairá da comunidade São Francisco de Assis (Rua Arsênio De Conti, 15) até o Seminário Santo Antônio de Agudos, local onde ocorrerão as demais atividades e “casa” que abrigará todos os jovens para uma noite de muita oração e encontro com Deus e sua verdadeira vocação.  O evento também

Agudos tem novo feriado municipal

Por Isabela Gaspar Foto: Daniela Gaspar A data de 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, será momento para reflexão e resgate da história do município e de seu povo O resgate histórico de uma cidade e de seu povo é importante para reflexões futuras, uma vez que valoriza como foi escrita uma determinada “passagem” de um tempo que marcou e deixou frutos. Neste sentido, a Paróquia São Paulo Apóstolo e a cidade de Agudos tiveram uma importante conquista, cuja resposta chegou no mês de maio:  dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, agora é feriado municipal, de acordo com a lei 5.048, de 11 de maio de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Altair Francisco Silva. Na cidade a data sempre foi comemorada, porém, apenas em âmbito paroquial, por se tratar do padroeiro da Paróquia. A conquista foi mobilizada pela vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata, paroquiana e membro ativo das pastorais paroquiais. “Católica

117 anos de História

A presença Franciscana na paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos A riqueza do carisma franciscano possibilita ao frade menor atuar nas mais diversas frentes de serviço. Em todos os trabalhos procura-se transmitir com a vida, as palavras e os valores do franciscanismo.  Os frades acreditam que   o jeito de viver e evangelizar de Francisco de Assis continua sempre atual, cativante e capaz de oferecer um sentido profundo para a vida, tão incompreendida. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio de seus frades presta serviço nesta Paróquia, São Paulo Apóstolo, há 45 anos. Conheça a trajetória: ·          Em 04/07/1970 foi sepultado o Monsenhor José Maria da Silva Paes, vigário por mais de 29 anos. ·          Em 21/11/1970 é empossado Frei Ivo Theiss como o primeiro pároco franciscano. Frei Ivo criou as pastorais, o carnê de dizimo e adotou o aparelho de som para o templo. ·          Em 22/02/1974 Frei Ernesto Kramer reformou a cobertura da